fbpx
Assinar agora
Curso online de

Tratamento Medicamentoso para Obesidade e Emagrecimento

Entenda sobre obesidade e os tratamentos medicamentosos para o emagrecimento: tipos, para qual paciente é indicado, e seus efeitos no organismo durante o tratamento
4 horas 53 alunos assistindo
Curso por Rogerio Troian
Tratamento Medicamentoso para Obesidade e Emagrecimento

Por que realizar este curso?

Dentro dos consultórios, milhares de nutricionistas são colocados diariamente frente a questionamentos sobre quais os melhores remédios para emagrecer, para ganhar massa muscular, para hipertrofia e assim por diante. O que acontece é que o principal trabalho dos nutricionistas não é exatamente encontrar atalhos para seus pacientes, mas sim buscar a forma mais consciente de eles conseguirem alcançar seus objetivos da melhor forma possível. Para muitos nutricionistas, não poder recomendar medicamentos não é exatamente um problema. Isso porque a base de atuação do nutricionistas é a alimentação, e todos os alimentos podem ser indicados sem a necessidade de uma receita. O papel do nutricionista é entender a rotina de uma pessoa, seus gastos calóricos e seus objetivos para assim criar uma ponte entre objetivos e resultados. 

E quando o medicamento é indispensável? Em alguns casos, é preciso o uso de medicamentos para que os pacientes cheguem a seus objetivos. Nesses casos, a tendência é que torne-se indispensável o uso de receitas, o que pode exigir que o profissional de nutrição trabalhe em conjunto com profissionais de outras áreas. Quando o atendimento envolve esse tipo de situação, milhares de profissionais diferentes podem se tornar parceiros dos nutricionistas: endócrinos, nutrologos, otorrinos, ginecologistas, entre outros. Nesses casos, é importante que o trabalho seja em conjunto, com o nutricionista deixando claro qual o deficit alimentar em questão e como ele pode ser trabalhado.

Não poder receitar medicamentos não representa um grande impacto para o nutricionista, o maior desafio para o nutricionista, no entanto, é saber se posicionar no mercado e conseguir fazer o melhor tratamento em conjunto com o médico. Entenda nesse curso, quais são os tratamentos para obesidade, os tipos de medicamentos, para qual paciente é indicado e seus efeitos no organismo durante o tratamento.

O que você irá aprender neste curso:

Módulo 1: 
  • Introdução 
  • Epidemiologia
  • Obesidade
Módulo 2: 
  • Tecido adiposo: tipos 
  • Controle neuroendócrino da saciedade e peso
  • Sinalizadores
  • Insulina
  • O que avaliar na consulta de um paciente obeso
  • Fisiopatologia da Obesidade
  • Obesidade e sono
Módulo 3:
  • Tratamento não medicamentoso: Comportamental
  • Tratamento medicamentoso:
  • Tipos de medicamentos mais usados para o emagrecimento
  • Efeitos dos medicamentos usados para o emagrecimento
  • Vantagens e desvantagens de cada medicamento 

Outros cursos da Nutrier que relacionam-se a este curso:

Certificado do Curso:

Ao realizar todo o curso, incluindo aulas e atividades, você receberá o certificado de conclusão desse curso. O nosso certificado é aceito pela maioria das empresas. Você também poderá adicionar esse certificado no seu currículo e Linkedin com o objetivo de melhorar sua colocação profissional. Além disso, o certificado também é aceito por todas as universidades brasileiras para fins de horas complementares.

Como funciona a plataforma?

Com uma assinatura você pode acessar todos os cursos disponíveis na plataforma e pode fazer quantos cursos quiser, quantas vezes quiser. Para se cadastrar agora no curso online e começar assistir imediatamente, clique aqui! Para conferir todos os cursos disponíveis na plataforma, clique aqui. Lembrando que novos cursos estão sendo lançados a todo momento!
Instrutor(a) do curso
Rogerio Troian
Rogerio Troian
Médico Pós graduação em Endocrinologia Mestre em Medicina Tropical (UFG) Doutor em Bioquímica e Biologia Molecular (UNB)
Reconhecimento do aprendizado
Certificado
Este curso emite certificado
Obtenha reconhecimento oficial pelo seu conhecimento e compartilhe seu sucesso em seu currículo.