Como o nutricionista pode orientar um paciente vegetariano?

O vegetarianismo é uma grande tendência no Brasil. Muitas pessoas optam por parar de comer carne, seja por questões de saúde ou por opção de respeito à vida animal. Independente do motivo, o nutricionista precisa saber como orientar o paciente vegetariano que deseja abandonar a proteína animal da alimentação. Saiba como no conteúdo a seguir!

O brasileiro está consumindo cada vez menos carne

Apesar de uma grande parte da população não abrir mão do consumo de carnes vermelhas ou brancas, muito brasileiros já tiraram esses alimentos da rotina. Uma pesquisa Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) mostra que 46% dos brasileiros já aderem a esse estilo de alimentação pelo menos um dia na semana.

A alimentação vegetariana pode ser muito saudável, porém muitas pessoas acabam começando esse estilo de vida sem o acompanhamento de um profissional e, com isso, cometem erros que comprometem a saúde. É bastante comum vermos pessoas que decidem se tornar vegetarianas e trocam a carne por alimentos ultraprocessados, com muita gordura e poucos nutrientes.

Além disso, muitas empresas do marcado estão aproveitando o crescimento da tendência vegetariana para lançar produtos industrializados para esse público, porém nem sempre esses produtos são os ideias para serem consumidos.

Por isso, é fundamental que o nutricionista saiba orientar um paciente vegetariano a ter uma alimentação saudável.

Como orientar a dieta de um paciente vegetariano?

O nutricionista que recebe um paciente vegetariano no consultório deve, primeiramente, solicitar exames para verificar a saúde do paciente. Esses exames devem ser avaliados para entender se o paciente tem condições de saúde que exijam uma dieta especial, como colesterol alto, ou diabetes.

Em seguida, o nutricionista deve entender o estilo de vida do paciente, e orientar, por exemplo, a prática de exercícios físicos junto a um profissional, ou encaminhar o paciente para outros profissionais que considerar necessário. Da parte da alimentação, o nutricionista deve ajudar o paciente a construir uma rotina de dieta que não inclua proteína animal mas que, ao mesmo tempo, seja saudável, equilibrada e balanceada.

Além disso, é importante que o nutricionista lembre de orientar o paciente sobre a suplementação da vitamina B12, a única que é encontrada exclusivamente na carne animal. Toda a dieta do paciente vegetariano deve ser pensada de modo que os nutrientes da proteína animal sejam ingeridos em outros alimentos.

Quer saber mais sobre como orientar um paciente vegetariano? Confira nossas dicas e todo os conceitos nutricionais do vegetarianismo no curso exclusivo, Alimentação Vegetariana!

Nutrier Nutrier