Você sabia que nutricionistas podem pedir exames sanguíneos para pacientes? Esse tipo de exame é muito importante para entender a saúde de quem você está atendendo! Os exames de sangue podem mostrar uma série de fatores que são importantes na hora de orientar a dieta de uma pessoa. Por isso, ao fazer esse pedido, o nutricionista estará fazendo uma etapa importante da avaliação do paciente.
Quais exames sanguíneos solicitar ao paciente?
Um exame de sangue pode mostrar muitas informações. Alguns dos tipos de exames mais comuns são os de colesterol total, triglicérides, glicemia, entre outros. Os exames sanguíneos ajudam o nutricionista em muitos aspectos, como por exemplo:
- Avaliar se há desnutrição (falta de vitaminas ou proteínas);
- Acompanhar se o paciente tem risco de doenças cardiovasculares;
- Observar se há doenças ligadas ao sistema endócrino;
- Identificar problemas hormonais (como distúrbios na tireoide);
- Verificar se há outras desordens, como anemia, doenças hemáticas ou problemas renais.
Dessa forma, quanto mais o nutricionista souber sobre as condições físicas do paciente, melhor o profissional pode orientar esse paciente sobre seguir alguma dieta específica ou mudar hábitos de alimentação. Além disso, é importante sempre deixar isso claro para o paciente antes de solicitar os exames, e explicar a importância de você, como profissional, receber os resultados desses exames.
Mas, atenção! Caso você identifique alguma doença ou problema de saúde, encaminhe o paciente para uma consulta médica, pois o nutricionista não pode indicar tratamentos médicos. Os exames sanguíneos vão apenas guiar o nutricionista para indicar a melhor alimentação para o paciente.
Como fazer a solicitação de exames?
Para solicitar um exame de sangue para o paciente, você pode usar um formulário de solicitações de exames do seu consultório. Nesse formulário, coloque o nome completo do paciente, os nomes dos exames que deseja pedir, a data de solicitação e a sua assinatura com seu carimbo profissional (com seu número do CRN).
Além disso, um ponto importante, é que alguns planos de saúde ainda não aceitam pedidos de exames de sangue feitos por nutricionistas. Entretanto, por lei, o nutricionista está sim autorizado a pedir exames, e os planos de saúdem devem aceitar esses pedidos. Caso isso aconteça com o seu paciente, o paciente deve procurar o os órgãos de defesa ao consumidor e exigir por direito que o plano cubra os exames. Por isso, vale a pena orientar os pacientes sobre isso também.
Agora que você já sabe a importância de pedir esses exames, que tal aprender a interpretá-los? Conheça nosso curso Interpretação de Exames Laboratoriais e aprofunde seus conhecimentos para pedir os exames corretos aos seus pacientes!