fbpx
Assinar agora
Curso online de

Eixo Cérebro Intestino e Modulação Intestinal

Compreenda o funcionamento do eixo que conecta o intestino ao cérebro ajudando a entender como a depressão, a ansiedade, a obesidade, as doenças neurodegenerativas e as doenças autoimunes estão ligadas
2 horas 62 alunos assistindo
Curso por Hully Segatti
Eixo Cérebro Intestino e Modulação Intestinal

Por que realizar este curso?

Nos últimos anos muito estudos tem apontado que o intestino possui muitas funções além da digestão e absorção de nutrientes, e atua como um “segundo cérebro”, afetando nosso humor e apetite. Desta maneira, também é possível pensar que o intestino e seus microrganismos habitantes, a microbiota intestinal, podem desempenhar um papel em nossos desejos por certos tipos de alimentos. E como ocorre esta relação chamada de “Eixo intestino-cérebro”? Qual a relação do intestino com o cérebro? 

A microbiota intestinal produz uma grande variedade de substâncias e o intestino contém muitos dos mesmos neurotransmissores que o cérebro, em uma “rede” conhecida como sistema nervoso entérico. Esta comunicação é bidirecional e pode influenciar muitas funções no organismo, incluindo a regulação da alimentação.

A microbiota intestinal é influenciada por diversos fatores, entre eles o estresse. Sabe se que a relação entre o consumo alimentar, eixo intestino-cérebro é determinada pela presença de determinadas bactérias e isso pode afetar fortemente as respostas do cérebro. 

A compreensão do eixo que conecta o intestino ao cérebro ajuda a entender como a depressão, a ansiedade, a obesidade, as doenças neurodegenerativas e as doenças autoimunes estão ligadas. relação entre o cérebro e o intestino está diretamente ligada ao apetite e energia, emoções e atitudes, reação ao estresse, aprendizado e memória. O intestino possui uma conexão com o cérebro pois está diretamente ligado com o encéfalo através do nervo vago. O cérebro pode influenciar a composição e função da microbiota por meio de sinais endócrinos e neuronais.

O que você irá aprender neste curso:

Módulo 1 - Disbiose Intestinal
  • Microbioma Humano
  • Disbiose Intestinal (causas e diagnóstico)
  • Relação da Disbiose com outras patologias fisiológicas
Módulo 2 - Relação da Disbiose Intestinal com o Sistema Imunológico 
  • Imunidade e doenças autoimunes
  • Função imune do intestino
  • Saúde intestinal e alergias alimentares
Módulo 3 - Eixo Cérebro-Intestino e Microbiota
  • Cérebro-intestino-microbiota
  • Microbiota e transtornos alimentares
  • Ansiedade, depressão e distúrbios do sono
Módulo 4: Modulaçao Intestinal: Foco na Dietoterapia
  • Disbiose Intestinal e modulação intestinal com psicobioticos, simbióticos e paraprobióticos 
  • Efeitos adversos do transplante fecal
  • Considerações finais

Outros cursos da Nutrier que relacionam-se a este curso:

Certificado do curso:

Ao realizar todo o curso, incluindo aulas e atividades, você receberá o certificado de conclusão desse curso. O nosso certificado é aceito pela maioria das empresas. Você também poderá adicionar esse certificado no seu currículo e Linkedin com o objetivo de melhorar sua colocação profissional. Além disso, o certificado também é aceito por todas as universidades brasileiras para fins de horas complementares.

Como funciona a plataforma?

Com uma assinatura você pode acessar todos os cursos disponíveis na plataforma e pode fazer quantos cursos quiser, quantas vezes quiser. Para se cadastrar agora no curso online e começar assistir imediatamente, clique aqui! Para conferir todos os cursos disponíveis na plataforma, clique aqui. Lembrando que novos cursos estão sendo lançados a todo momento!
Instrutor(a) do curso
Hully Segatti
Hully Segatti
Psicóloga pela (PUC-GO), especialista em Transtorno Alimentar, Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Neuropsicologia Psicopedagogia Institucional Clínica e Educação Inclusiva. Certificada em Abordagem do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária em Saúde pela (UFSC) e Doenças do Aparelho Digestivo pela FIOCRUZ. Atualmente atua com equipes de cirurgia bariátrica e metabólica. Membro associado COESAS da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica). Pesquisadora associada à ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica). Membra da IFSO (Federação Internacional de Obesidade e síndromes metabólicas). Escritora, palestrante e pesquisadora em Comportamento Alimentar, Obesidade e Distúrbios Relacionados à Autoimagem.
Reconhecimento do aprendizado
Certificado
Este curso emite certificado
Obtenha reconhecimento oficial pelo seu conhecimento e compartilhe seu sucesso em seu currículo.